Cibele Chacon
Da redação
A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) vai integrar oficialmente a programação da 4ª Feira Internacional da Mandioca (Fiman), que será realizada de 25 a 27 de novembro, no Parque Internacional de Exposições Costa e Silva, em Paranavaí. A participação acontece por meio da Assembleia Legislativa Itinerante, que promoverá uma sessão especial na quarta-feira (26), às 18h, no Recinto Felício Jorge.
A iniciativa leva o Parlamento estadual para mais perto da população e dos setores produtivos, permitindo que deputados conheçam de perto as demandas regionais e dialoguem diretamente com a comunidade. Durante a Fiman, a presença dos parlamentares deve fortalecer a interlocução com produtores, pesquisadores e representantes da indústria da mandioca — um dos segmentos mais relevantes da economia paranaense.
O deputado estadual Adriano José intermediou a presença do Governo do Estado, juntamente com o governador Ratinho Junior, durante a Fiman. Além disso, solicitou ao presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi, que a Assembleia Itinerante fosse realizada em Paranavaí durante o evento.
“Paranavaí é uma referência nacional e internacional no cultivo inteligente e inovador da mandioca para fins industriais. A Fiman é uma excelente oportunidade para fortalecer parcerias e impulsionar o desenvolvimento da mandiocultura no Brasil. A Região Noroeste do Paraná, com Paranavaí como grande propulsor desse crescimento, desempenha papel fundamental no avanço do agronegócio. É um enorme privilégio para mim representar Paranavaí na Assembleia Legislativa. Diversas autoridades estarão presentes à feira, prestigiando este importante evento. Parabenizo o presidente Ivo Pierin pelo evento e tenho certeza de que a Fiman deixa um legado de inovação para o campo a cada edição”, afirmou o deputado.
Importância da Fiman -Com entrada gratuita, das 13h às 20h, a Fiman 2025 reunirá produtores, pesquisadores, indústrias, exportadores e investidores em três dias de intensa programação, que inclui exposição de tecnologias, rodadas de negócios, palestras técnicas, Ideathon (maratona de inovação) e o tradicional Dia de Campo, marcado para o último dia da feira.
Reconhecida como o maior evento nacional dedicado exclusivamente ao setor mandioqueiro, a feira evidencia a força da cadeia produtiva no Paraná, segundo maior produtor de mandioca do Brasil e referência mundial em mecanização agrícola.
Para Ivo Pierin, vice-presidente para assuntos da Indústria da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) — entidade organizadora da Fiman —, a participação da Assembleia Legislativa reforça a relevância do evento e amplia a capacidade de diálogo do setor com o Estado.
“É importante, evidencia a importância da Fiman no contexto estadual. Já é a quarta edição da feira e o apoio da Alep vem de encontro ao que o setor necessita, porque o setor tem demandas e vai apresentar algumas aos deputados, e a gente tem sempre encontrado apoio na Assembleia para as nossas reivindicações”, afirma.
Pierin destaca ainda que muitos parlamentares terão a oportunidade de conhecer de perto a cadeia produtiva. “É importante que os deputados que não conhecem tenham a oportunidade de acompanhar o setor de mandioca. O Paraná é o segundo maior produtor nacional, e é de vanguarda na mecanização a nível mundial a partir das demandas dos produtores locais. Quando eles conhecem o potencial, a atenção pode ser muito mais ágil e comprometida.”
Ele reforça que a Fiman é um evento único, voltado exclusivamente ao setor mandioqueiro, capaz de atrair produtores e industriais de todas as regiões. “Essa integração da classe política com o setor é muito importante para nós e para Paranavaí e região. Nós só temos a agradecer.”
Para Pierin, a presença da Assembleia Legislativa Itinerante na Fiman deve proporcionar um ambiente estratégico para o encaminhamento de reivindicações do setor, estimular investimentos e reforçar o compromisso com o desenvolvimento da cadeia produtiva da mandioca no Estado.































